Seguidores

Ola ! quer falar comigo?

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Quem são os fariseus ?

foto - arquivo Caio Fábio

A palavra Fariseu têm o significado de "separados", " a verdadeira comunidade de Israel", "santos".Os fariseus eram um grupo religioso que se originou dois séculos antes de Cristo, eram líderes de um movimento para trazer o povo de volta a uma submissão estrita à palavra de Deus , considerados geralmente como os servos mais espirituais e devotos de Deus. A maioria das pessoas daquele tempo pensava que se alguém fosse fiel ao Senhor, certamente seriam os fariseus.
Mas o seu perfil não era dos melhores , seguiam as tradições e leis a cima da palavra de Deus, buscavam ser honrados, queriam impressionar os outros pelas suas ações e posições,amavam o dinheiro eram cobiçosos, orgulhosos e invejosos, alguns fariseus recusavam doações,pequenas,viviam hipocritamente,eram falsos , mostravam ser o que não eram ,eram cegos espiritualmente e rejeitavam o propósito de Deus.Em ( Mateus 23 bíblia viva)Jesus fala dos fariseus aos seus discípulos advertindo-os a não serem como eles , mas acima de qualquer coisa não sigam o exemplo deles mandam exigem mais não fazem ,tudo que fazem é para se amostrar,fingem-se de santos, gostam derem chamados de mestres, somente (Deus é o mestre)..Sejam humildes, para ser o maior de todos é preciso ser servo.. Aí de vocês fariseus e demais lideres religiosos , fingidos vocês não deixam os outros entrarem no reino dos céus ,nem vocês mesmo entraram.
Bem contudo alguns fariseus mudaram seu comportamento Em (Lucas 7-36) um fariseu convidou Jesus para jantar em sua casa em( Lucas 13-31) alguns fariseus avisaram Jesus que Herodes planejavam matá-lo em ( Atos 15-5) nos mostra fariseus que se converteram inclusive o apostolo Paulo (Atos 26- 4 e 5) Infelizmente o fariseu não convertido continua sendo um homem com má reputação, pense nisto se Jesus Cristo retornasse hoje, a quem ele se oporia?
Seriam aqueles a quem respeitamos bastante? Ele nos atacaria como criticava os fariseus? Precisamos pesar as razões por que Jesus os repreendia e então olhar cuidadosamente para nossas próprias vidas (Mateus 5:20; 16:6,12). Fontes base em Bíblia Viva e em parte do artigo “ O fariseu e o publicano” (chamada.com “Marcel Malgo”)

Um comentário:

Anônimo disse...

vlw ajudo