Seguidores

Ola ! quer falar comigo?

terça-feira, 6 de março de 2012

Por que orar pela Europa e evangelizá-la?







 A história deixou-nos o relato da entrada das boas novas no velho continente. As coisas aconteceram mais ou menos assim: um dos maiores missionários que a igreja do Senhor já conheceu teve uma visão onde um homem da Macedônia chamava por socorro.

Ao atender esse chamado os cristãos deram um importante passo e fundaram na cidade de Filipos uma das igrejas mais fiéis no sustento missionário e na doutrina, que o Novo Testamento registra. Mas esse trabalho pioneiro custou muitas dores, muitas orações e muitos louvores (até em meio às prisões e terremotos).

Daí para frente, a história registrou muitas coisas, em uma longa narrativa de quase dois milênios cheia de curvas, vales e montanhas. Os altos e baixos da igreja européia, frente às heresias, guerras e escândalos, fizeram com que a sociedade européia se tornasse secular ao extremo, materialista e descrente.

 Isso assusta os olhares de outras culturas orientais ou mesmo das ocidentais como a sul-americana que além de possuir bases cristãs e fortes tendências místicas, nas últimas décadas, tem experimentado um crescimento cada vez maior do evangelho.

Porém, uma criteriosa análise mostra que em meio à frieza e descrença, aos terremotos, prisões e açoites, Deus continua sustentando cristãos fiéis e corajosos. Ou seja, há no solo europeu uma igreja viva, que atua e exerce sua boa influência na região e no mundo.

Então, por que orar pela Europa e evangelizá-la?

O fato é que a carência espiritual, ao longo dos anos, vem se tornando alarmante. É necessário então, unirmos forças e apoiar os nossos irmãos que ao longo de anos investiram em nosso futuro. Se hoje o Brasil tem acesso ao Evangelho da Graça de Jesus, isso deve-se em grande parte aos portugueses mas também, a um alemão, que há 500 anos, colocou sua vida em risco para dizer que a salvação não se compra; ou a um inglês que também foi perseguido ao se levantar para oferecer ao povo inglês a Bíblia em sua própria língua; além de tantos outros que foram martirizados na Itália, na Espanha, nos Países Baixos, na República Tcheca e na Polônia, somente por confessarem sua fé no Senhor Jesus Cristo.

 E obviamente, não poderíamos nunca nos esquecer de outros tantos que cruzaram o oceano, com um coração cheio de amor ao Senhor da Seara, e saíram com lágrimas, semeando a boa semente e plantando igrejas em nosso solo. E muitos ainda vivem aqui, no nosso Brasil.

Com muita gratidão e ao mesmo tempo ouvindo os ecos daquele primeiro chamado de socorro do varão macedônico que nos comprometemos em orar e participar na evangelização daquele continente, encarando os desafios e também oportunidades dos dias de hoje.

"E teve de noite uma visão em que se apresentou um varão e lhe rogou: passa à Macedônia e nos ajuda. E logo procuramos partir concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho". (At 16.9-10) fonte:

http://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/por-que-orar-pela-europa-e-evangeliza-la

Nenhum comentário: