Seguidores

Ola ! quer falar comigo?

domingo, 16 de agosto de 2009

Em busca da paz












No filme ''Os Deuses Devem Estar Loucos'' um avião de passagem, o piloto deita fora uma garrafa de vidro de Coca-Cola e inicialmente esse artefato estranho parece ser um presente dos deuses, com muitos usos a serem descobertos. ‘

Mas na tribo, os conflitos foram aumentando, já que há somente um frasco para dividir entre todos da tribo. Então, decide-se que o frasco deve ser jogado fora do planeta., acreditando assim ter resolvido o problema mas a garrafa retorna e o conflito continua.

Ao asssiti este filme pensei ,em outros tantos conflitos que encontramos na nossa vida cotidiana

O conflito iniciou-se há muito tempo atrás, no começo do mundo,uma batalha interpessoal.

No mundo empresarial no mercado de trabalho abrigam maiores conflitos lutam por clientes; e os colegas de trabalho também competem entre si com agressividade fazendo oque for preciso em busca de uma promoção importante .

Os paises guerreiam por territórios, políticos brigam pelo poder e sem falar das famílias onde os pais não compreende os filhos e os filhos não respeitam mais os seus pais ,enfim vivemos em um mundo dominado pelas guerras.

Em meio ao caos e o conflito que permeiam a narrativa bíblica, Deus faz a extraordinária afirmação de que a verdadeira paz é alcançável.

A Bíblia promete que podemos alcançar paz com Deus e uns com os outros.

Consideremos algumas das coisas que a Bíblia diz sobre conflitos e paz:

• Origem do conflito - A raiz de tudo, diz a Bíblia, está em insistirmos em ter as coisas de um único modo - do nosso modo. Queremos o que queremos e quando queremos e não importa como.

"De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. (Tiago 4:1e2)

Questões Para Reflexão ou Discussão

• Sintoma do conflito - Quando ocorre conflito, geralmente lançamos culpa na direção oposta. Criticamos os outro, enquanto nos defendemos. "Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?

• Solução para o conflito - Freqüentemente tentamos "manter a paz" ignorando o conflito ou com algum tipo de arranjo. Contudo, os sentimentos hostis permanecem. O melhor não é simplesmente fazer arranjos para uma acomodação, mas para uma reconciliação ? cura e restauração de um relacionamento.

• Você tem experimentado conflitos em sua vida cotidiana? Em que área você encontra mais conflito: no trabalho, em casa ou outra área?

• Como você geralmente lida com conflitos quando eles surgem? Você os confronta e procura resolvê-los, ou ao contrário, tenta evita-los ou ignorar sua existência?

• Por que você acha que o conflito, seja no nível pessoal, profissional ou até mesmo internacional, é tão universalmente difundido?

• Qual, se for o caso, das referências bíblicas sobre conflitos está mais relacionada a você: a fonte, o sintoma ou a solução de conflitos?

Se desejar consultar mais referências bíblicas sobre o tema, consulte: João 13.34-35; I Coríntios 6.1-8; Efésios 4.1-3


Fontes de pesquisas:

http://www.oyo.com.br/filmes/acao-e-aventura-comedia/os-deuses-devem-estar-loucos/

Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes ( fortes@cbmc.org.com )


fortes@cbmc.org.com'

3 comentários:

Principe Encantado disse...

Boa a sua indicação, vou procurar este filme para assistir.
Abraços forte

Anônimo disse...

já tinha ouvido falar desse filme, parece ser bom...vou ver se consigo assistir...

Roberto Falbo disse...

Texto imapactante Isma,, nos mostra uma realidade cotidiana, qué bem explanada, e nos da a chave de sair destes conflitos lendo a bilbia, por isso ela sempre É meu primeiro livro, porque através dela sinto DEUS falar comigo, e me ajuda vencer meus conflitos interiores,, paz amiga! e te desejo uma semana abençoada em Cristo !!