Seguidores

Ola ! quer falar comigo?

domingo, 7 de junho de 2009

Tudo por amor










Depois que Jacó enganou seu pai Isaque - fingindo ser seu irmão gêmeo Esaú, para receber a bênção que era deste - ele fugiu para a Mesopotâmia. Lá acabou encontrando Raquel - filha de Labão, irmão de Rebeca, e portanto, prima de Jacó - que tinha ido dar de beber ao rebanho do pai. Jacó chorou muito e contou a Raquel quem era. A moça saiu correndo para contar ao pai que, após ouvir a verdade, aceitou receber Jacó em casa, pelo fato de ser ele seu sobrinho.

Depois de um mês, Labão disse a Jacó: Não é justo que você trabalhe de graça para mim só porque é meu parente. Diga-me o seu salário. Além de Raquel, Labão tinha outra filha, Lia, que tinha uns olhos sem brilho, ao passo que Raquel era bonita e atraente. Como Jacó tinha se apaixonado por ela, disse a Labão que trabalharia sete anos para se casar com ela, que era a filha mais nova, trato que Labão aceitou. Assim, Jacó trabalhou sete anos de graça, mas este sete anos lhe pareceram poucos dias, porque amava muito Raquel.

Depois de transcorrido o prazo, Jacó pediu a Labão que lhe entregasse Raquel. Labão deu uma festa, e à noite, ao invés de entregar Raquel, entregou Lia, a filha mais velha. Só de manhã Jacó percebeu que tinha sido enganado, e foi reclamar com Labão.

Labão disse: Aqui não é costume entregar a filha mais nova antes da mais velha. Deixe passar essa semana de núpcias e lhe daremos também a mais nova, em troca de sete anos de trabalho. Como Jacó amava Raquel, concordou. Assim, depois de uma semana, Labão lhe entregou a filha mais nova, e Jacó trabalhou para ele mais sete anos de graça...

Como Deus percebeu que Lia era desprezada, fez-lhe fecunda, ao passo que Raquel era estéril.Inicialmente, Lia teve quatro filhos: Rúben, Simeão, Levi e Judá. Quando Raquel percebeu que não dava filhos a Jacó, teve inveja da irmã e disse a Jacó: Dá-me filhos ou morrerei!

Jacó irritou-se e disse: Por acaso estou no lugar de Deus, que a impediu de ter filhos?! Assim, Raquel entregou sua serva Bila para que tivesse filhos com Jacó por ela. Bila teve dois filhos, Dã e Naftali.

Quando Lia percebeu que não estava mais engravidando, deu sua serva Zilpa a Jacó, para que tivesse filhos por ela. Zilpa gerou dois filhos: Gade e Aser. Depois Lia engravidou mais três vezes e deu à luz Issacar, Zebulom e Diná.

Então Deus lembrou-se de Raquel, ouviu o seu clamor e a fez fértil. Ela engravidou e deu à luz José que, quando adolescente, foi vendido por seus irmãos mais velhos, acabando por ir parar no Egito, de onde, já adulto, tornou-se vice-rei.

Ao dar à luz José, Raquel pediu a Deus que lhe desse ainda outro filho. Alguns anos mais tarde, ela deu à luz outro menino. O parto foi muito difícil e Raquel acabou morrendo. Antes disso, deu ao filho o nome Benoni, que significa filho da minha dor, por causa de dificuldade do parto. No entanto, seu nome foi mudado por Jacó, que o chamou Benjamim, filho da felicidade...

Nenhum comentário: