Seguidores

Ola ! quer falar comigo?

domingo, 14 de dezembro de 2008

O natal e seus símbolos

O nascimento de Jesus, conhecido como Natal, foi profetizado desde os tempos remotos e aconteceu em data diferente da estabelecida no calendário cristão, tanto o dia como o ano. Esse evento foi um divisor da história. Antes ou depois de Cristo passou a ser a marcação do tempo. No Natal de Jesus, seres celestiais se manifestaram; fenômenos da natureza foram vistos; pessoas comuns e outras muitos ilustres foram chamadas a testemunhar o grande acontecimento. O local e as condições do nascimento do Filho de Deus, são incompreensíveis para a mente humana. Hoje, na celebração do Natal, muitos símbolos são usados para nos sensibilizar. Uns vieram do paganismo, mas outros estão registrados na Bíblia. Os mencionados na Bíblias são: os presentes, os anjos, os pastores, a Virgem Maria e a manjedoura. Vejamos um deles:




Estrela – "E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo" – Mateus 2:2. Muitos hoje consultam os astros e se utilizam dos horóscopos para saber o futuro. As adivinhações são condenadas pela Bíblia "Não agourareis, nem adivinhareis" – Levitico 19:26. A Astrologia é a crença de que o estudo da disposição e do movimento das estrelas pode capacitar alguém a prever os acontecimentos – sejam eles bons ou maus. A Estrela de Belém aparece no relato Bíblico, não para prever, mas para anunciar o nascimento de Cristo. O Salmo 19:1, afirma "que os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos".




Magos – Em termos modernos, seriam eruditos, pois se distinguiriam no campo da matemática, da astronomia, astrologia, da alquimia e religião. A Bíblia não mencionam quantos eram, podendo ser doze, onze, ou dois. A tradição diz três. O importante é que o evangelista registrou esse fato para deixar claro que o Salvador veio para todos e não somente para os judeus. Vieram adorar o Salvador, e eram sábios, confirmando o que diz o Salmo 111:10, "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria".



Presentes – Eram comuns nas visitas aos reis o levar presentes. A rainha de Sabá ao visitar Salomão foi pródiga, conforme o relato: "Ela entregou ao rei os presentes que havia trazido: mais de quatro mil quilos de ouro e uma grande quantidade de especiarias e de pedras preciosas. Nunca houve especiarias tão finas como as que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão" – 2 Crônicas 9:9. Cumpria-se também a profecia de Isaías 60:6, "A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e d Efa; todos virão de Sabá; trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do Senhor". A adoração dos magos também se materializou em ofertas: "Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra" – Mateus 2:11b. Os presentes têm também um sentido espiritual: o ouro significa que Cristo reinará como rei; o incenso, que Ele ministra como sacerdote; a mirra – uma substância amarga - , que Ele morreu como homem.




Pastores – Os pastores eram homens humildes, chegando a ser excluídos do Templo, por não poderem observar as leis cerimoniais e os seus testemunhos não eram aceitos pelo Sinédrio. A graça de Deus escolheu pastores desqualificados para serem os primeiros humanos a dar testemunho do nascimento de Jesus: "Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores". – Lucas 2:8:15, 16-18.




Anjos – A Bíblia mostra que os anjos estão a serviço de Deus: "Não são todos eles (anjos) espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?" – Hebreus 1:13-14. Muitas são as suas aparições registradas agindo como mensageiros de Deus para em Seu nome dirigir os homens, guiá-los, guardá-los, fortalecê-los, avisá-los, censurá-los e puni-los. Em Lucas 2;9-11, o anjo anuncia aos pastores amedrontados pelo resplendor, o nascimento: "É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Os anjos assistiram a Jesus, tanto no deserto, quanto no Getsêmane, conforme o relato de Marcos 1:13 e Lucas 22:43

Manjedoura – A estrebaria, ou o curral, foi o estranho lugar que Deus escolheu para que o Rei dos reis nascesse. A manjedoura foi o seu primeiro berço. Jesus foi gerado pelo altíssimo numa jovem e pura, mas veio ao mundo num lugar imundo. Estrebaria é lugar que humilha quem nasce nela. Os presépios de hoje são como "casa de campo", limpos, higiênicos e floridos. Mas, segundo Papini, nos tempos de Jesus "era nada mais nada menos do que quatro paredes toscas, um piso sujo, uma cobertura precária, um estábulo sujo, horrível". As Escrituras testificam que o nascimento de Jesus foi uma humilhação: Deus se tornou homem; o rico se fez pobre, o puro nasceu em meio a sujeira e sua morte foi na cruz, um lugar maldito. O apóstolo Paulo assim se refere ao nascimento de Jesus e o seu ministério: "Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens"; - Filipenses 2:7. "E, reconhecido em figura humana, pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos". – 2ª. Corintios 8:9;5:21. "Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro". – Gálatas 3:13. Se Deus fez Jesus nascer num lugar sujo como um estábulo, Ele também tem poder para fazer nascer Cristo no coração do homem com a promessa de purificá-lo: "Diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão brancos como a lã". – Isaías 1:18. Escarlata e carmesim eram cores fortes que não desbotavam uma vez aplicadas no tecido. Os pecados foram pagos e apagados na Cruz do Calvário, na pessoa de Jesus Cristo e os que crêem recebem uma nova vestimenta: "Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são e de onde vieram? Estes são os que vieram de grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro". – Apocalipse 7:13 e 14b.

Os símbolos do Natal lembram o nascimento de Jesus. E o nascimento de Jesus nos aponta para o cumprimento da promessa: "Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles". – Mateus 1:21. Esta foi à razão da vinda de Jesus Cristo, salvar os homens dos seus pecados. Celebremos com alegria o Natal.
Fonte: Revista Brasil Rotário - Dez/2002 - Gerson Gonçalves
http://www.borkenhagen.net/natalsimbolos.html

3 comentários:

Reinaldo Carlos da Silva disse...

Paz de Deus nosso Pai;
É uma pena que as pessoas sejam tanto ludibriadas, muitos não percebem mas esse tal de papai noel é uma forma de desviar de forma sutil a atenção das pessoas.
Devemos orar pois não é só no natal na pascoa tem um tal coelhinho, que é outra forma de desviar a atenção.

ismaelita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ismaelita disse...

Verdade, que nosso foco seja Jesus Cristo sem ele o natal não teria nenhuma significancia.paz!