Seguidores

Ola ! quer falar comigo?

terça-feira, 19 de outubro de 2010

A esperança segundo a bíblia





A Bíblia inspira esperança. De Gênesis até o Apocalipse há uma corrente animadora de antecipação. O catástrofe no Jardim de Éden provocou a ira de Deus contra os culpados e contra a terra que os sustentaria, mas não falta a nota cristalina de esperança. O Proto-evangelho (Gn. 3:15) anuncia a boa-nova de um futuro bem melhor, Deus não abandonou o pecador à sua miséria.



Noé construiu a arca porque Deus inculcou esperança no seu coração. A raça não foi aniquilada porque Deus revelou uma visão de um futuro melhor. O chamado de Abraão para deixar sua terra e a parentela foi alicerçada em esperança. “Em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gn. 12:3).



Quatrocentos anos de escravatura no Egito não conseguiram apagar totalmente essa chama de esperança. Deus confirmou com braço forte a Sua promessa de liberdade e independência sob o comando do soberano Senhor. Os profetas foram enviados com mensagens de juízo e de condenação. Mas, no meio de lutas, invasões, apostasia e adultério espirituais, os porta-vozes de Deus não deixaram de descrever quadros de vitória e salvação nos horizontes futuros. Isaías escreveu assim, 200 anos antes do Exílio: “Consolai, consolai, o meu povo, diz o vosso Deus...a glória do Senhor se manifestará e toda a carne a verá... Eis que o Senhor Deus virá com poder e o Seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele e, diante dele, a sua recompensa.” (40:1-10). Não era para Israel cair no poço fundo da depressão e do desespero, porque Deus promete voltar a mostrar os Seus cuidados amorosos especiais.



Esperança na Bíblia é assim. Em meio a terríveis aflições e sofrimentos provocados pela rebeldia e pelo pecado do Seu povo, Deus promete uma mudança radical que alegraria o coração mais desesperado. Assim, o pessimismo se anula nas promessas de bênçãos de Deus quando a disciplina terá alcançado o seu efeito desejado.



Paulo vai ainda mais longe. Declara que a fé e o amor dos colossenses existiram “por causa da esperança que vos está preservada no céus” (1:5). No Antigo Testamento, a esperança na restauração do Povo Eleito. No Novo Testamento, crer na promessa de Deus da provisão da vida eterna na gloriosa presença de Deus, produz fé no Senhor Jesus e o amor fraternal. “Na esperança (ou ‘pela’), fomos salvos” (Rm. 8:24), sugere que a fé é gerada pela esperança nas promessas de Deus.



Sentidos distintos da palavra esperança. Devemos notar dois sentidos neste vocábulo. Primeiro, aquele que comunicamos quando dizemos: “Espero que este remédio me faça bem” ou “Espero que Roberto volte para casa antes de meia-noite”. Quer dizer, temos certa confiança que possivelmente um evento há de se concretizar. Desejamos que aconteça, mas carecemos de certeza.



A esperança “viva” (1 Pe. 1:3) não é assim. Comunica a mais completa segurança, uma vez que é acompanhada pela garantia de Deus. Aguardamos a “bendita esperança” da vinda de Cristo, não com dúvidas, mas com inteira certeza. A insegurança surge justamente no momento em que essa confiança for abalada. Quando diminui a certeza sobre o futuro que as Escrituras denominam de “vida eterna”, apaga-se a luz da esperança.



Nem a tribulação que Deus nos manda para produzir a perseverança e desenvolver o caráter de Cristo (“experiência”) deve abalar a esperança cristã. Pelo contrário, aqueles que, como Paulo, mais aflição passam, são os que mais esperança possuem (Rm. 5:3-4).



Escrito por Pr.Russell Shedd

 fonte  http://www.radioamericagospel.com/

3 comentários:

Mr.Jones disse...

Isma,

Com esperança, até os menos afortunados conseguem dormir sorrindo com o sonho do outro dia está tudo maravilhosamente bem.
bjs

Luís Eduardo Pirollo disse...

Minha querida amiga Isma, boa noite!!!
Que texto maravilhoso, adorei minha amiga!!!
Com toda certeza, nunca podemos perder a esperança, ela é o combustível para uma vida melhor e mais digna.
"Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e o meu Deus. Salmos 42:11"...
Parabéns pela excelente postagem, adorei!!!
Grande abraço e muita paz!!!

Reginaldo Nery disse...

A esperança nunca deve morrer, senão o mundo esta perdido!