Seguidores

Ola ! quer falar comigo?

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Um dia de cada vez





Um Dia de Cada Vez
Viver é uma arte, quando se entende que viver não é apenas existir. Vegetar é uma coisa; viver é outra.

Não basta viver; é preciso viver bem, o que não se consegue senão a poder depurada técnica. Todo homem deve ter, pois, a sua filosofia de vida - uma espécie de manual do bom viver.

Cristo foi mestre consumado dessa matéria. Uma das regras que ele ensinou para a conquista do êxito foi esta: viva-se um dia de cada vez.

A vida é como alimento, que deve ser dividido em bocados, ou como a água, que deve ser ingerida aos goles para que não sobrevenha a morte por asfixia. Não se deve viver empanturradamente1, compactamente, por antecipação, somando o futuro ao presente. Hoje há de ser simplesmente hoje e não hoje mais amanhã.

No sermão do monte, Jesus advertiu:

"Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, pois o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal" (Mateus 6:34).

Sempre dentro desse esquema, Cristo, na oração dominical, ensinou-nos a pedir o pão de cada dia:

"O pão nosso de cada dia no dá hoje" (Mateus 6:11).

O mesmo método se aplica ao sofrimento. A cruz que nos toca levar será a de cada dia e não a de muitos dias juntos:

"E dizia a todos: se alguém quer vir após mim negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me" (Lucas 9:23).



Quantas vezes deixamos de gozar a felicidade do presente pensando nas supostas desgraças do futuro! Ou fazemos diferente, mas nem por isso menos mal: deixamos de gozar a felicidade do presente pensando na felicidade do futuro. Felicidade também suposta.

Horácio foi exato quando disse: Quem transfere a hora de fruir a vida na plenitude assemelha-se ao camponês que espera que o rio seque para atravessá-lo.

O psicólogo William Moulton Marsten fez a 3.000 pessoas a seguinte pergunta: Qual a sua razão de viver?

O resultado do inquérito deixou-o surpreendido porque a quase totalidade dos interrogados - 94% - confessou que suportava o presente na expectativa de um futuro melhor.

Uns aguardando uma sonhada viagem; outros, melhoria de emprego; ainda outros, aposentadoria. Todos esperando por um bilhete premiado, como se a vida fosse loteria!

Errado.

Pr. Rubens Lopes



Um Pouco de Sol




http://www.luz.eti.br/rlopes_umdiadecadavez.html

Um comentário:

Dú Pirollo disse...

Minha querida amiga Isma, boa noite!!!
Cada dia temos uma nova vida para cumprir, cada dia é um novo recomeço, e devemos aproveitar para viver bem, com felicidade, pois é o que temos a nosso dispor, o agora, o hoje... Deus nos criou para que tenhamos uma vida digna e feliz e é isso que temos que aprender.
Parabéns pela excelente postagem!
Abraços e muita paz em seu caminho!!!