Seguidores

Ola ! quer falar comigo?

sábado, 7 de março de 2009

A esposa de pastor, uma mulher ,uma ovelha que também é ferida




O Senhor é meu pastor e nada me faltará(salmos 23-1)

Quando falamos de ovelhas, nos referimos aos membros de uma igreja no qual tem um pastor como líder espiritual e nos esquecemos que existe uma família pastoral que ele tem esposa e filhos que na maioria das vezes estas ovelhas são feridas em seu ministério e cobradas para serem pessoas perfeitas exemplos na comunidade cristã. Tais feridas podem ocasionar traumas profundos que são irreversíveis , mas existe uma ovelha muito importante para Deus na igreja que nada mais é que a esposa do pastor. A mulher sem nome , aquela que ninguém queria estar no lugar dela mas, todas querem ser como ela.
O pastor Renato Varges da igreja nova aliança de Niterói em seu artigo(Cobim)destacou “O pesado fardo de ser esposa de pastor” “Segundo ele estas amadas irmãs são muito cobradas em nossas igrejas e esta cobrança torna-se um fardo que marcam negativamente e observamos uma quantidade muito grande desta mulheres de Deus feridas e adoecida emocionalmente em virtude da pressão do ministério pastoral ”
Muitas igrejas evangélicas estabelecem um perfil de esposa de pastor ,aquela que tem múltiplos dons que faz tudo,esta sempre feliz, nunca adoece,esta sempre presente nas reuniões com o seu esposo, dirige o departamento de senhoras e a equipe de louvor..etc...
Este quadro me fez lembrar ..Um a certa vez um pastor foi preterido ao ministério pastoral para uma determinada igreja , onde foi colocado em um plenário, muito constrangedor e bombardeado com varias perguntas,acabando a plenária a igreja não contente ainda resolveu também indagar a esposa deste pastor no sentido do que ela também faria ou qual seria a sua função. A irmã humildemente falou que o pastor era o seu esposo, por isto não faria nada que sua missão seria acompanhar o marido esta ao seu lado sempre que possível.
Entendemos que a igreja ainda não entende qual e o papel da esposa de pastor que também é uma ovelha, não é uma ovelha comum mas é .E como ovelha muitas das vezes sem o seu pastor porque este ministro tem que cuidar também de outras ovelhas sente-se muito só dependendo assim do sumo pastor Jesus Cristo..
A esposa do pastor é uma mulher que merece todo nosso carinho e orações, portanto em vez de criticá-la procure entenda-la ,valorize, respeite e se possível ame-a.

2 comentários:

Antonio Regly disse...

Irmã Ismaelita,
Inspiradas por Deus suas palavras. Certa vez fui

bruscamente abordado numa igreja por uma irmã acerca

da minha esposa. Primeiro lisonjeou-me com suas

palavras, dizendo que admirava o meu trabalho, que

gostava de ver minha participação em várias

atividades na igreja etc., mas que a minha esposa

"não aparecia". Em outras palavras, que minha esposa

era apática e nada fazia, isto, na visão dela.
Respondi-lhe que o chamado era meu, a vocação era

minha e o ministério e pastorado me havia sido dado

por Deus, ao qual cabia-me cumprir bem. Quanto ao

ministério da minha mulher, naquele momento, era

cuidar bem de mim e me aturar. E ela fazia isso

muito bem.
Não cobro nada da minha mulher. Além de não

precisar, pois ela serve literalmente ao nosso

Senhor, minha esposa cumpre uma missão louvável em

minha vida: sempre que estou pregando, a contemplo

do púlpito intercedendo por mim e pelas pessoas que

me ouvem. É minha crítica e musa inspiradora (não é

pecado chamar-lhe assim, no sentido figuarado, pois

é a inspiração do meu viver). Sonia exerce um papel

fundamental no meu ministério: comenta, sugere, diz

o que está bom, o que precisa melhorar, o que está

errado, enfim, é pastora juntamente comigo.
Que Deus lhe fortaleça as mãos. Ser esposa de pastor

é pior do que ser pastor. Todavia, saiba que as

mulheres são bem-aventuradas de Deus: cabe-lhe gerar

e trazer à vida um novo ser; um homem não pode ser

mãe. Sem a mulher, o homem não é nada; portanto,

ainda que quiséssemos, sem a esposa, nós seremos

sempre metade. Note que a mulher tem, da parte do

Senhor, uma palavra linda, poderosa e tremenda. O

homem viúvo é apenas viúvo. A mulher de Deus, uma

vez viúva, tem o Senhor como marido. E é ele que

diz: "Sou teu marido", o que lhe garante todas as

coisas que o marido em vida poderia lhe proporcionar

(o marido vivo, às vezes, deixa a desejar, o Senhor

não deixa faltar nada). Se comparadas aos homens,

chegaremos à conclusão de que vocês mulheres são

ímpares.

Quando puder (e quiser), visite:
http://recebiliegostei.com/
http://www.evelyns-place.com/decoracaopracoracao/
Seus blogs estão linkados ao meu.

Abraço ao meu colega, e outro para a irmã,

Do amigo e irmão em Cristo,
Pr. Regly

Bianca disse...

Gostei do texto. Sou esposa de pastor que neste momento esta muito triste. O texto acima me fez feliz em saber que tem pastores que reconhecem suas esposas e principalmente as ouve.