Seguidores

Ola ! quer falar comigo?

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Tire a máscara do seu rosto e mostre quem você é




Bem ,esta semana é carnaval e um dos adereços mais usados são máscaras que são utilizadas para esconder os rostos .Li um artigo por sinal muito interessante de Patricia Gebrim- Psicóloga e escritora na coluna eu da Uol ´´Tire sua máscara e descubra seu verdadeiro Eu´´,Ela escreve sobre o eu mascarado.
Desde pequeno aprendemos regras e também´o que e´certo ou errado e muitas das vezes mostramos aquilo que não somos ou que queríamos ser porque foi nos imposto ,cobrados pelos nossos pais,irmãos,amigos e colegas de trabalho.
No artigo citado, Patrícia apresenta dois tipos de máscaras acredito ter outras a primeira ``máscara, da agressividade`` usada por pessoas que demonstram ser fortes ,decididas,assustadoras não querem mostrar sua fraqueza e continuam agindo pela vida como imaginava que as pessoas gostariam que agissem de acordo com essa máscara que construiu. O seu Eu mascarado poderoso existe porque ela quer ser aceita pelas pessoas, e porque não quer que percebam como na verdade se sente vulnerável e que também precisa de ajuda.
A segunda máscara e´a que a maioria das pessoas gostaria de ter ``A máscara do amor`` que nos foi representada por valores aprendidos na família, a generosidade, a ajuda ao próximo, a bondade, o perdão, o amor.As pessoas que usam esta máscaras são do tipo generosas, boazinhas fazem bem ao próximo nunca dizem não ou demonstram raiva quando os outros o maltratam espera que se arrependam e venham pedir desculpas . O seu Eu Mascarado o aprisiona também. Não pode sequer lidar com a idéia de que, como qualquer ser humano, sinta raiva, ciúme, inveja e até mesmo ódio. Não consegue se colocar em primeiro lugar. Não enfrenta as pessoas. A meu ver tem muita gente assim nunca demostram o que são ao ponto de ficar-mos surpreendidos quando por algo motivo sua máscara cai.
Concluindo a autora convida a você tirar a máscara do seu rosto para que sinta a brisa da vida e eu digo, não seja como o fariseu com certeza ele usava uma máscara.
Uma certa vez Jesus contou uma parábola ..Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um fariseu, e o outro publicano.
O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.
O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque tudo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.Tire a máscara do seu rosto mostre as imprefeições seja você com todos os seus erros um ser humano pecador que conhece um grande Deus perdoador
( Lucas 18-9a14)
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/eu_mascarado.htm

Um comentário:

Francisco Castro disse...

Olá, amiga Ismaelita! É verdade, temos que desmascar e motrarmos o que realmente somos. Muitas vezes, somos obrigagos a fazer de conta que gostamos de alguma coisa sem de fato gostarmos. É o famoso "engolir seco". Temos que gostar do que realmente gostamos, temos que sermos o que realmente somos, não devemos nos envergongarmos do que somos. Devemos assuimr o que realmente somos.

Abraços

Francisco Castro