Seguidores

Ola ! quer falar comigo?

domingo, 24 de maio de 2009

Esperança nas adversidades







BUSCAR A SUPERAÇÃO, COM ESPERANÇA

Aprender não é um fim em si mesmo, mas um caminho. Viver é aprender, pois "tudo, antes de ser fácil, é difícil" (Thomas Fuller). Lembra-se quando começou a engatinhar, beber água sozinhou ou dirigir automóvel?

Neste caminho, alguns cuidados de sabedoria de vida devem estar a caminho.

. Não complique as coisas. "Para o homem complicado, quase tudo é uma nova complicação". (Alessandro Manzoni) A vida não precisa que lhe adicionemos mais complexidade. Simplifique.

. Não subestime os problemas, colocando-os menor do que são, porque você precisa de forças à altura do obstáculo. Se a vara está há quatro metros de altura, não pense que está a dois, porque se o fizer, tomará distância e fôlego para dois metros e baterá com a canela no meio.

. Não superestime as dificuldades, transformando morros em montanhas ou descidas em abismos. Enviado como um dos espias à terra, seja como os dois (Josué e Calebe) e não como os dez (cujos nomes não sabemos) que superestimaram os adversários. Veja o problema no seu próprio e real tamanho, não no tamanho do nosso otimismo incorrigível ou do nosso medo paralisante.

. Não se entregue. Eu gosto desta frase de João: "todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo. Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo" (1João 4.4-5) Nosso modelo é claro, ouvindo Jesus dizer a cada um de nós: "Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (João 16.33b).

. Mantenha a esperança. A promessa é repetida para que sirva de megafone aos ouvidos: "O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas; protege todos os seus ossos; nenhum deles será quebrado" (Salmo 34.19-20). Uma coisa é o otimismo e o poder do pensamento positivos, úteis, mas sem nenhuma garantia, porque depende de nós. Outra é a esperança, que tem um Garantidor: Aquele em Quem não há mudança, nem variação (Tiago 1.17).

São muito os sinais da presença de Deus para conosco todos os dias.

Ele sinaliza Sua presença quando nos prepara para a luta.

Ele sinaliza Sua presença quando permite que sejamos afiados pelo ferro.

Ele sinaliza Sua presença quando evita que trafeguemos pela terra dos filisteus.

Ele sinaliza Sua presença quando nos livra das dificuldades e quando não nos livra.

Ele sinaliza Sua presença quando nos põe em marcha, seja nos oásis, seja nos desertos.

Ele sinaliza Sua presença quando nos põe em marcha, seja nos oásis, seja nos desertos.

Ele sinaliza Sua presença quando nos manda para o deserto e nos deixa lá por um tempo.

Ele sinaliza Sua presença quando nos sopra ao coração como discernir o certo do errado.

Ele sinaliza Sua presença quando nos dá força para vida, embora já não tenhamos nenhuma.

Ele sinaliza Sua presença quando evita que enfrentemos dificuldades maiores do que as que podemos enfrentar.

Ele sinaliza Sua presença quando nos ensina a viver num mundo hostil que nos diz que melhor é o fácil, o rápido e o forte, para que não acreditamos é melhor o fácil, o rápido e o forte.




PARA EXERCITAR (ACORDE)

1. Faça um inventário pessoal, perguntando-se: "Em que minhas reações diante da adversidade são diferentes das dos meus vizinhos e colegas não crentes?". (AUTO-CONHECIMENTO)

2. CONFESSE a sua decepção, por causa das aflições que lhe têm sobrevindo.

3. ORE pedindo a Deus uma nova postura, que se assemelhe ao modo como o apóstolo Paulo via a fartura e a escassez, alimentado ou com fome, tendo ou não tendo o basico (Filipenses 4.11b-13).

4. REFLITA sobre o lugar do sofrimento na sua vida: o que tem feito diante das aflições. Você realmente crê nada pode separa-lo do amor de Deus?

5. DECIDA olhar para o sofrimento como Jesus olhava.

6. EMPENHE-SE para não permitir que sua fé fraqueje por causa das dificuldades da vida. Use-as como oportunidades que Deus permitiu para o seu crescimento. Lute para supera-las. Peça a Deus que derrame esperança sobre você.
leia mais em
http://www.prazerdapalavra.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=810:academia-da-alma-32-a-adversidade&catid=1335&Itemid=100097

Um comentário:

AFRICA EM POESIA disse...

Vim deixar poesia...
A minha pesia...
um beijo



Páscoa


Um café...
Um momento de inspiração...

Um beijo...
Uma saudade...

Uma Páscoa...
Um momento...

Umas amêndoas...
Um coelhinho...

Um morrer....
Um Ressuscitar...

Jesus Morreu porque...
Nos quis mostrar...

O valor do Amor...
__________________
LILI Laranjo